Instituto Pensar - Fake news: Instagram proíbe Bia Kicis de fazer transmissões ao vivo

Fake news: Instagram proíbe Bia Kicis de fazer transmissões ao vivo

por: Ana Paula Siqueira 


Bolsonarista Bia Kicis é uma disseminadora contumaz de fake news. Foto: Sérgio Lima

Por conta da incessante disseminação de fake news em seu perfil, a deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), foi proibida de fazer transmissões ao vivo no Instagram. A plataforma não é a única que tem vetado mentiras, ao menos, em parte. Em 2021, o YouTube exclui 233 publicações da extrema direita bolsonarista.

Kicis é investigada por espalhar mentiras na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, junto com Carla Zambelli (PSL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Leia também: A maldosa fábrica de mentiras de Bia Kicis

A bolsonarista também é alvo de novos pedidos de investigações. Após vazar dados de médicos em uma audiência pública em janeiro, uma das ações ovidas contra Kicis foi apresentada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP,) que acionou o MPF (Ministério Público Federal) nesse caso, assim como o PSOL.

Exclusão de fake news

O YouTube fez um limpa de 233 publicações de canais da extrema direita, em 2021. A maior parte do conteúdo trazia mentiras sobre tratamento precoce e contra a vacinação da covid-19. Jair Bolsonaro lidera as remoções, com 34 publicações de fake news deletadas.

O levantamento de vídeos removidos foi realizado pelo cientista de dados da empresa de análise Novelo, Guilherme Felitti, que mapea as exclusões feitas em canais de extrema direita no país, de acordo com o Metrópoles.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: